All in mindset

Mude suas crenças, mude sua vida

Mude as suas crenças e mude a sua vida... Você acredita nisso? Tem muita gente que não acredita.


Posso falar por mim que em várias ocasiões pensei o quanto isso é algo muito fácil para se dizer, porém, é extremamente difícil na prática.


E foi quando conheci a história do Roger Bannister, atleta americano cujo feito vou compartilhar com você agora.


A história dele é um exemplo concreto do quanto é possível nossa mente nos limitar ou então, nos fazer voar.


3 maneiras de se inspirar quando construir seu curso online

Se você já construiu ou está construindo seu curso online, pode ser que se identifique bastante com a situação a seguir.


 

É muito comum no meio desse processo darmos pequenas travadas. Você já tem o desenho do seu curso pronto e ainda assim começa a se questionar: será que é isso mesmo?


 

Será que vai dar certo, que os alunos vão aprender, vão gostar… Será que as pessoas realmente precisam disso e vão comprar? E vários outros serás possíveis.


 

Bater essa insegurança é completamente normal, especialmente para quem está nessa pela primeira vez.

Você é uma fraude?

Esse promete ser sem dúvida, O ANO DAS FRAUDES e eu não estou falando isso por causa do ano eleitoral não, estou falando do empreendedorismo de uma forma geral.

 

Sabe essa história de um monte de gente tentando mudar o mundo e a vida das pessoas, ainda que seja o seu próprio mundo e a vida das pessoas que moram de baixo de um teto só? Pois bem, tudo indica que esse ano teremos mais pessoas atingindo esse objetivo.

 

Se tem uma coisa que eu quero te pedir é que você que já está nesse jogo, NÃO PARE.

 

Quanto mais pessoas acreditando que é possível dar certo no mercado digital, mais exemplos nós teremos.

 

Entenda: que você é parte importante nessa mudança silenciosa chamada empreendedorismo.

 

2 jeitos de lidar com a mudança

Como lidar com a mudança?

 

Essa talvez seja a pergunta de ouro que nós nem percebemos. Pois nessa caminhada dentro empreendedorismo digital o que mais queremos é mudança, não é?

 

Mas e quando ela acontece? Estamos preparados para lidar com isso?

 

Mudar é preciso, conversamos sobre isso há algum tempo. Só que algumas mudanças, definitivamente não estão sob nosso domínio. Acontece.

 

Você está preparado para lidar com isso? Ou talvez já esteja lidando e nem mesmo tenha percebido?

Competitividade não é sobre vencer

É sobre o que então?

 

Lembra da frase “o importante é competir”? É mais um daqueles tradicionais ensinamentos que ouvimos durante toda a infância, mas sobre o qual nem sempre fomos ensinados a pensar direito.

 

E que ainda assim, é natural passarmos adiante, especialmente para os filhos.

 

Mas o que isso significa de fato? Porque competir, e porque isso pode ser importante?

 

Práticas exemplares de liderança

Você costuma pensar em liderança?

 

É interessante como essa palavra nos remete instantaneamente a ideia de um chefe, alguém notoriamente dominante em uma empresa ou comunidade, não é?

 

Mas a verdade é que, de certa forma, todos temos um líder dentro de nós, esperando para ser desenvolvido.

 

E se você está engajado no objetivo de ter um negócio online escalável a longo prazo precisa começar a desenvolver o líder que há em você.

 

Se você está só começando ou ainda não possui colaboradores, talvez se pergunte: Mas Pri, em meio a tantas coisas que preciso desenvolver, a liderança é mesmo necessária nesse momento?

Ambição não é uma palavra suja

Diferente da cultura americana, onde ambição é uma qualidade considerada digna e importante, no Brasil existe o hábito errôneo de confundir ambição com ganância.

 

De modo bem simples, ganância está mais para sede de poder e dinheiro, custe o que custar.

 

Já ambição diz respeito ao desejo e trabalho para chegar ao próximo nível. Não importa em qual setor de sua vida.

 

Dito dessa forma, você consegue imaginar um negócio bem sucedido, sem um empreendedor ambicioso em sua liderança?

3 formas simples de evitar distrações e se manter em ação

Seguindo a linha das dicas simples e fáceis de implementar – que você pode começar imediatamente por sinal – é hora de falar sobre a importância de se manter em ação.

 

Executar (com planejamento adequado) é a melhor estratégia que existe, em qualquer setor do seu negócio, mas especialmente, do seu dia a dia.

 

Aquelas pequenas tarefas, que como passos, ao acontecerem uma após a outra vão tomando forma dos objetivos que você deseja alcançar.

 

O nada pequeno detalhe é: alcançar um nível de maestria nessa execução.

5 passos para sua melhor versão

Já ouviu aquela frase, “você nunca chegará ao próximo nível, fazendo as mesmas coisas que faz hoje?”

 

Isso é bem verdade. É importante que você reconheça e valorize as conquistas que já fez até aqui, mas é importante saber também que para ir além, é preciso fazer mais.

 

E esse mais, começa com alguém que supostamente deveríamos conhecer muito bem. Nós mesmos.

5 atitudes para superar as perdas nos negócios

Sou uma grande entusiasta do empreendedorismo digital e da educação online, e por isso mesmo, me chateio tanto quando noto gurus por ai, vendendo esse mercado como se fosse possível fazer acontecer apenas com pílulas mágicas.

 

Não é fácil, não é simples, não é uma fórmula matemática, onde você resolve e ponto.

 

E se você já colocou a mão na massa, está sabendo disso, tanto quanto eu.

 

Mas o que me incomoda não é o fato de ter uma visão diferente dessas pessoas. Em minha opinião, o que deveria incomodar a todos é o fato de que muita gente realmente compra esse discurso e passa a se guiar por ele, fielmente.

 

Quando confiamos cegamente em algo, ignoramos nossa capacidade de analisar, criar estratégias, plano B e tantas outras coisas que podem fazer a diferença em um negócio real e sustentável.

Quer clientes que pagam? Então seja esse tipo de pessoa!

O que você faz pelo seu negócio?

 

Provavelmente muito, não é verdade?

 

Além das inúmeras funções que você desempenha ao longo do dia, ter um negócio representa se responsabilizar pelas estratégias dos diferentes setores, além de estar constantemente verificando se isso ou aquilo deu certo, corre bem, funciona...

 

Não tenho dúvidas de que você faz muito, mas será que tem feito todo o possível?

 

Conversamos muito aqui no blog sobre estratégias e atitudes que te levam ao cliente ideal, peça essencial e indispensável para para fazer seu curso rodar e tornar seu negócio possível - mas existe um passo que vem antes de todos esses.

 

Antes mesmo de conhecer e encontrar seu cliente ideal, é importante que você aprenda a ser O cliente ideal. Isso mesmo que você leu!

3 dicas para ser consistente e ter mais sucesso

Consistência é uma palavra bonita para expressar o processo das nossas atitudes que se transformam em hábitos.

 

É extremamente importante ser consistente para obter sucesso em algo, mas também é verdade que temos consistência em diversas coisas que, a longo prazo, trazem sérios danos ou consequências.

 

Há algumas semanas, conversei com minha lista de transmissão no Whatsapp sobre o poder da Consistência – uma palavra não tão “sexy” de praticar – mas extremamente fundamental para o sucesso.

Empreendedorismo Digital: você veio para FICAR?

Constantemente escuto que o mercado do empreendedorismo digital no Brasil está saturado.

 

E isso não é verdade!

 

Tem muita gente explorando esse novo mundo? Sim!

 

Tem muita gente explorando esse novo mundo, empenhado para entregar o máximo de qualidade, resultado e transformação para seu cliente – e disposto a pagar o preço que isso exige?

 

Bom, você provavelmente já sabe qual é a minha resposta... (se não sabe, a resposta é NÃO).

 

Mas então porque temos essa constante impressão de que todo mundo está entrando para o empreendedorismo digital?

Você sabe vender, quando não está vendendo?

Você está com seu curso online pronto. Criou uma lista, consolidou audiência, já leu mais materiais sobre venda do que consegue se lembrar – e finalmente se sente preparado para entrar no “jogo” e começar a vender.

 

Afinal de contas, já tem tudo o que precisa, certo?

 

Errado.

 

Não, não sou nenhuma maluca que deseja contrariar a ordem natural das coisas no mundo dos negócios, onde o processo de venda, desde sempre, é formado pelo cálculo produto + cliente = venda.

 

Mas se você considera que é SÓ isso, provavelmente deixará de ganhar muitos clientes no caminho.

Você tem baixas expectativas com seu negócio?

"O Brasil está em crise." "As pessoas não compram." "Não dá pra competir com fulano; ele tem mais talento, expertise, experiência." "Não tenho dinheiro para investir adequadamente." "Não tenho ajuda de ninguém." "Tem gente precisando mais do que eu..."

Reconhece alguma das frases acima? 

É bem provável que você já tenha utilizado ou ouvido algumas delas (e similares) como argumento para o que não dá certo, e até mesmo para nem se colocar em ação. Parece mais fácil dessa maneira. 

Mas não é. Especialmente em longo prazo.

Haters: como lidar com eles?

“Haters gonna hate” – já dizia a banda 3LW lá em 2001.

 

(Nota: caso você esteja se perguntando quem no mundo 3LW são ou foram, só posso responder dizendo: coisas que caem na Internet ficam para sempre – é incrível o que podemos encontrar nela rsrs).

 

Se você está construindo seu negócio digital, com certeza já observou a existência de pessoas bem particulares nesse universo.

 

Seres que ao invés de buscarem transformar o mundo a sua volta em um lugar melhor, dedicam seu tempo a perturbar e incomodar todos os outros mortais que estão ocupados demais com suas próprias vidas.

 

Exatamente. Estou falando dos famosos (mas não queridos) haters! Se você ainda não lidou com eles, saiba que eventualmente eles vão aparecer, tão certo quanto o sol vem pela manhã. Haters são reais e fazem parte.

Dica para definir o nome do seu produto digital

O que é mais familiar: lã de aço ou Bombril?

Não encare essas informações que você vai ver aqui como um documento, e sim como um bate-papo. É claro que existem muitas dicas para você encontrar o nome ideal para seu produto ou serviço, mas existe uma única dica que pode facilitar muito esse processo.

Então antes de ver essa dica estratégica é importante que se questione a respeito de alguns aspectos relacionados ao mundo do marketing.

Vamos começar com uma pergunta:

- O que é mais familiar para você, lã de aço ou Bombril?

Não precisa ser adivinha para saber sua resposta. A marca Bombril já está tão estabelecida e solidificada no mercado que é mais fácil as pessoas relacionarem a marca ao produto do que ao contrário.

É aceitavel usar manipulação nas vendas?

Começar um negócio próprio implica em, eventualmente, conhecer e se tornar apto a desempenhar uma porção de funções que você, talvez, nunca tenha se imaginado desempenhando.

E arrisco a dizer que, quando se trata de um negócio digital, a intensidade e a quantidade dessas funções que aparecem para desenvolvermos, se tornam ainda maiores.

Escritor, diretor, editor, programador, social media, contador, administrador, economista, consultor, vendedor, professor e diversos outros papéis, além é claro, do especialista naquilo que você realmente é, são apenas alguns dos papéis que aprendemos a gerir, especialmente, quando estamos começando.

Quais seus objetivos e metas para o próximo ano?

Você percebe que está se tornando um empreendedor de sucesso, quando não só se coloca em ação e os negócios caminham – mas também, quando as transformações, especialmente as positivas alcançam sua vida pessoal.

Isso mesmo!

(E que fique claro, que não estou falando exatamente de dinheiro ou enriquecimento, nesse momento. Claro que a parte financeira é importante e necessária, entretanto, como já falei em outras oportunidades, o dinheiro é uma consequência do sucesso, e não o próprio sucesso em si).