3 hábitos diários para desenvolver a resiliência

Você acompanhou minha Live dessa semana com a coach Nicole Tomazella? Dialogamos sobre o tópico suicídio e Setembro Amarelo.

 

Esse foi um mês de perdas no empreendedorismo digital, infelizmente.

 

Não há nada que possamos fazer para modificar o que já foi feito, mas desejo sinceramente que nossa realidade possa ser diferente daqui para frente.

 

Constantemente enfrentamos batalhas silenciosas e somos os únicos com capacidade para reverter o jogo.

 

A resiliência é uma importante característica que nos auxilia a seguir em frente, mesmo quando parece não existir tantos motivos para isso.

5 passos para sua melhor versão

Já ouviu aquela frase, “você nunca chegará ao próximo nível, fazendo as mesmas coisas que faz hoje?”

 

Isso é bem verdade. É importante que você reconheça e valorize as conquistas que já fez até aqui, mas é importante saber também que para ir além, é preciso fazer mais.

 

E esse mais, começa com alguém que supostamente deveríamos conhecer muito bem. Nós mesmos.

5 atitudes para superar as perdas nos negócios

Sou uma grande entusiasta do empreendedorismo digital e da educação online, e por isso mesmo, me chateio tanto quando noto gurus por ai, vendendo esse mercado como se fosse possível fazer acontecer apenas com pílulas mágicas.

 

Não é fácil, não é simples, não é uma fórmula matemática, onde você resolve e ponto.

 

E se você já colocou a mão na massa, está sabendo disso, tanto quanto eu.

 

Mas o que me incomoda não é o fato de ter uma visão diferente dessas pessoas. Em minha opinião, o que deveria incomodar a todos é o fato de que muita gente realmente compra esse discurso e passa a se guiar por ele, fielmente.

 

Quando confiamos cegamente em algo, ignoramos nossa capacidade de analisar, criar estratégias, plano B e tantas outras coisas que podem fazer a diferença em um negócio real e sustentável.

Crise econômica: desculpa ou solução?

Crises econômicas, em qualquer país, sempre serão usadas como justificativa para consumidores que não compram e produtos que não vendem.

 

Mas como prestadores de serviços e pessoas públicas na internet, temos por obrigação transmitir confiança para que as pessoas comprem, e mais, que se sintam seguras ao fazê-lo.

 

Não existe fórmula mágica para vender, mas existe todo um processo que tem suas particularidades em cada nicho.

 

Infelizmente, é muito comum pessoas que não se posicionam bem e acabam não executando suas vendas de forma assertiva.

O mercado digital no Brasil está saturado?

Este é um tema bastante amplo, que merece algumas horas de reflexão.

 

Como não temos todo tempo do mundo agora, quero te convidar a refletir sobre isso sob um ponto de vista específico.

 

Você provavelmente já me ouvir falar sobre isso em outras ocasiões. O mercado digital no Brasil está saturado? Está – mas de cursos ineficazes (para não usar uma expressão mais pejorativa).

 

Por ser um mercado em plena ascensão, temos literalmente milhares de cursos por aí que se encaixam na categoria “feito é melhor do que perfeito”. São cursos que realmente só foram feitos.

 

E o perigo disso para o consumidor (e para a saúde de um negócio) é que um curso, o processo de aprendizado, precisa ser pensado!

Quer clientes que pagam? Então seja esse tipo de pessoa!

O que você faz pelo seu negócio?

 

Provavelmente muito, não é verdade?

 

Além das inúmeras funções que você desempenha ao longo do dia, ter um negócio representa se responsabilizar pelas estratégias dos diferentes setores, além de estar constantemente verificando se isso ou aquilo deu certo, corre bem, funciona...

 

Não tenho dúvidas de que você faz muito, mas será que tem feito todo o possível?

 

Conversamos muito aqui no blog sobre estratégias e atitudes que te levam ao cliente ideal, peça essencial e indispensável para para fazer seu curso rodar e tornar seu negócio possível - mas existe um passo que vem antes de todos esses.

 

Antes mesmo de conhecer e encontrar seu cliente ideal, é importante que você aprenda a ser O cliente ideal. Isso mesmo que você leu!

Você oferece preço ou valor?

Já falei sobre precificação em outras oportunidades, mas acredite, monetizar um produto digital é algo que sempre rende uma boa conversa.

 

Hoje vou falar sobre um tópico bem específico dentro desse tema: a competição de preços no mercado, e porque utilizar esse fator para se destacar pode ser uma péssima ideia.

 

Meus alunos da Academia de Cursos Online sabem que sou adepta de tickets altos, desde que o curso seja produzido e entregue com qualidade. E esse valor fica ainda maior, proporcional a sua participação e envolvimento com os alunos, somado a transformação que seu produto oferece.

3 dicas para construir uma oferta de sucesso

Você desenha e constrói um curso online para:

A.      Provar que é capaz;

B.      Deixa-lo guardado por aí (como aqueles livros que compramos e nunca lemos);

C.      Vende-lo para quantas pessoas possível, estruturando um negócio sustentável.

 

Pode até ser que você tenha respondido A ou B, mas levando em consideração minha experiência de todos esses anos no mercado, e conhecendo de perto todo o trabalho necessário para criar um curso online, poderia até mesmo apostar que sua resposta é a C.

 

Você entrou no jogo para ganhar, certo? E são diversos tipos de ganho, não só financeiros. Mas isso só será possível, se você vender.

Você tem um negócio ou tem esperanças?

Sabe aqueles dias em que você não acorda tão bem ou inspirado e faz tudo “do jeito que dá”?

 

Geralmente, nesses dias, até mesmo caprichar no visual se torna pesaroso, e se tiver a oportunidade, é bem provável que seu pijama seja o look ideal.

 

Pois bem... Nos negócios, se mover apenas por inspiração, não funciona!

 

Claro que estar inspirado é ideal e importante, mas se esse for o único combustível que injeta na construção do seu curso online, ou na administração do seu empreendimento, então você não tem um negócio, tem esperanças.

3 dicas para ser consistente e ter mais sucesso

Consistência é uma palavra bonita para expressar o processo das nossas atitudes que se transformam em hábitos.

 

É extremamente importante ser consistente para obter sucesso em algo, mas também é verdade que temos consistência em diversas coisas que, a longo prazo, trazem sérios danos ou consequências.

 

Há algumas semanas, conversei com minha lista de transmissão no Whatsapp sobre o poder da Consistência – uma palavra não tão “sexy” de praticar – mas extremamente fundamental para o sucesso.

O empreendedorismo digital é para você?

Você está interessado em criar um curso online, construir um negócio digital sólido, sustentável e de sucesso. E nesse exato momento pode estar em dois pontos diferentes do caminho.

 

Se está iludido com a fantasia de atingir o mundo todo em segundos e fazer milhões da noite para o dia, fique comigo até o final do texto. Você vai descobrir que não é bem assim e entender se está ou não no melhor mercado para você.

 

Se já viu que a realidade não é bem essa e está na dúvida sobre ter a disposição e os requisitos necessários para fazer isso dar certo, continue comigo também, para encontrar essa resposta. 😉

 

Responda as perguntas a seguir, e descubra ao final do texto se o empreendedorismo digital é para você!

Você tem carisma, e sabe usá-lo em seus negócios?

Existem muitas características que compõem um negócio de sucesso. São diversas áreas que precisam ser observadas e várias ações que necessitam acontecerem em harmonia para determinar o quão bem-sucedido um empreendimento pode ser.

 

No empreendedorismo digital, não poderia ser diferente. Com uma necessidade extra, completamente indispensável: o carisma.

 

Carisma é a habilidade de encantar, fascinar ou seduzir outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir. Podemos até mesmo dizer que ser carismático é uma importante forma de persuasão.

 

E como nos negócios online, você geralmente é o rosto da sua marca e produto, se não for uma pessoa carismática, dificilmente conseguirá conquistar a atenção e a confiança de uma audiência com potenciais clientes ideais.

 

Mas será que é possível aprender a ter carisma?

Empreendedorismo Digital: você veio para FICAR?

Constantemente escuto que o mercado do empreendedorismo digital no Brasil está saturado.

 

E isso não é verdade!

 

Tem muita gente explorando esse novo mundo? Sim!

 

Tem muita gente explorando esse novo mundo, empenhado para entregar o máximo de qualidade, resultado e transformação para seu cliente – e disposto a pagar o preço que isso exige?

 

Bom, você provavelmente já sabe qual é a minha resposta... (se não sabe, a resposta é NÃO).

 

Mas então porque temos essa constante impressão de que todo mundo está entrando para o empreendedorismo digital?

4 erros FATAIS dos Empreendedores Digitais

Que errar é humano e que todo mundo erra, você definitivamente já sabe. Mas e se tivesse como evitar certos erros? Você escolheria errar ainda assim?

 

Eu realmente espero que a resposta seja NÃO. Pois além de indicar que você está realmente comprometido com o sucesso seu e do seu negócio, essa resposta te colocaria no exato lugar em que deveria estar hoje: aqui comigo, lendo esse texto! =)

 

Vou te contar os quatro principais erros que empreendedores digitais cometem e que são grandes responsáveis por colocar um prazo de validade na empresa deles.

Você sabe vender, quando não está vendendo?

Você está com seu curso online pronto. Criou uma lista, consolidou audiência, já leu mais materiais sobre venda do que consegue se lembrar – e finalmente se sente preparado para entrar no “jogo” e começar a vender.

 

Afinal de contas, já tem tudo o que precisa, certo?

 

Errado.

 

Não, não sou nenhuma maluca que deseja contrariar a ordem natural das coisas no mundo dos negócios, onde o processo de venda, desde sempre, é formado pelo cálculo produto + cliente = venda.

 

Mas se você considera que é SÓ isso, provavelmente deixará de ganhar muitos clientes no caminho.

Reputação Online: como ela pode ajudar a crescer seu negócio?

Reputação é o resultado da combinação entre o que você diz e faz, em conjunto com aquilo que as outras pessoas dizem sobre você.

 

Há quem ainda pense que a internet é terra de ninguém – onde podemos ser ou fazer qualquer coisa, que logo cairá no esquecimento. Entretanto, como empreendedores online, devemos saber que isso não é verdade. O que se faz ou diz no mundo virtual, nele permanece, e pode ser “desenterrado” com uma pesquisa rápida.

 

A questão é: você tem deixado um rastro (e gerado uma reputação) que vai impactar positivamente seus negócios?

Como atrair mais clientes online?

E que tal se eu te contar como NÃO atrair clientes?

 

Atrair ou reter clientes não é necessariamente uma das missões mais fáceis do empreendedorismo, entretanto, existem alguns passos fundamentais, que você deve ficar atento e empregar dentro do seu negócio para ter sucesso nessa parte. E vou te contar quais são logo mais.

 

No momento, quero te alertar sobre coisas que você NÃO deve fazer, se está buscando captar mais leads e o desejado cliente ideal (aquele que compra seu produto).

 

Mas Priscila, como isso está relacionado com coaching, mentoria ou mesmo com a produção de cursos online?

Você tem baixas expectativas com seu negócio?

"O Brasil está em crise." "As pessoas não compram." "Não dá pra competir com fulano; ele tem mais talento, expertise, experiência." "Não tenho dinheiro para investir adequadamente." "Não tenho ajuda de ninguém." "Tem gente precisando mais do que eu..."

Reconhece alguma das frases acima? 

É bem provável que você já tenha utilizado ou ouvido algumas delas (e similares) como argumento para o que não dá certo, e até mesmo para nem se colocar em ação. Parece mais fácil dessa maneira. 

Mas não é. Especialmente em longo prazo.