Sobre assumir compromissos maiores que nossos próprios limites

Muitas vezes nos comprometemos além do que podemos dar conta. Isso é quase que rotineiro se você parar para observar bem seu dia a dia.

 

Gostaríamos de poder realizar mais coisas e esquecemos de observar nossos próprios limites. Começar a exercitar a auto-observação é uma das chaves para seguir adiante com seu próprio negócio.

 

Isso porque se está empreendendo, você mesmo vai dar o ritmo das coisas e como já disse aqui, as pausas são essenciais.

 

Quando agimos com a emoção costumamos nos comprometer com mais metas do que nossos próprios limites, isso porque desejamos mesmo realizá-las e como estamos entusiasmados, acabamos nos comprometendo com mais coisas do que podemos de fato realizar.

Os conselhos mais intrigantes que já recebi sobre a vida: fique indiferente e não seja você

Você já pensou nos conselhos mais intrigantes que recebeu sobre a vida por pais, amigos, professores e outras pessoas próximas a você? Já pensou o que fez com esses conselhos, e onde eles te levaram?

 

Esses aí dos títulos foram os meus, mesmo que não diretamente. E acredito que sejam o da maioria das pessoas, infelizmente.

 

Pense em vivências diferentes que você teve na sua vida e sua cultura até hoje, eles devem devem ser experimentados.

Você é uma fraude?

Esse promete ser sem dúvida, O ANO DAS FRAUDES e eu não estou falando isso por causa do ano eleitoral não, estou falando do empreendedorismo de uma forma geral.

 

Sabe essa história de um monte de gente tentando mudar o mundo e a vida das pessoas, ainda que seja o seu próprio mundo e a vida das pessoas que moram de baixo de um teto só? Pois bem, tudo indica que esse ano teremos mais pessoas atingindo esse objetivo.

 

Se tem uma coisa que eu quero te pedir é que você que já está nesse jogo, NÃO PARE.

 

Quanto mais pessoas acreditando que é possível dar certo no mercado digital, mais exemplos nós teremos.

 

Entenda: que você é parte importante nessa mudança silenciosa chamada empreendedorismo.

 

Estratégias para dominar o mundo do trabalho

Você quer, de fato, dominar o mundo do trabalho?

 

Se é esse seu objetivo, seja mulher ou homem, vou te contar como fazer isso, é muito fácil e simples como uma receita de bolo. Bastam três ingredientes: paixão, ambição e encontrar o seu propósito ou missão. Pronto, pode acreditar, está tudo resolvido!

 

Eu não sei você, mas ando muito cansada dessa história "encontre seu propósito", "faça o que ama", "escolha sua vida" como se fosse um passe de mágica e todos os seus sonhos estarão realizados.

Duas formas de dizer NÃO a negatividade

Numa escala de 0 a 10, o quanto você é bom ou se sente confortável em dizer não?

 

Saber dizer não com tranquilidade, sem tabu, é um grande desafio para a maioria das pessoas e por outro lado, uma característica fundamental de todos que obtém sucesso em algo.

 

Esse é um assunto tão importante que com certeza falaremos sobre novamente em diferentes ocasiões. ;)

 

Por hora, gostaria apenas que você constatasse que, se é difícil dizer não para as pessoas, na mesma medida temos dificuldade em dizer não para hábitos que nem mesmo sabíamos ter.

 

E a negatividade, acredite, é um hábito devastador.

 

3 desafios que pessoas bem sucedidas superam

Se você  está há algum tempo investindo em seu negócio digital provavelmente tem uma lista pessoal de empreendedores que admira e procura imitar, seja mentalidade ou comportamento.

 

Em nosso mercado, de fato existem - dentro e fora do Brasil - pessoas admiráveis que valem nosso tempo para ouvi-las e aprender com elas.

 

Mas, o que te impede de ser você também, uma dessas pessoas?

 

Talvez nada. Pode ser que você já seja esse alguém e não tenha notado ou seja modesto demais para admitir.

 

E pode ser também que, apesar de estar caminhando e trabalhando para isso, existam coisas que você precisa aprimorar para chegar lá.

Como viver com liberdade

Há uma grande possibilidade dessa ter sido a pergunta de ouro para você, quando resolveu empreender digitalmente. Já reparou?

 

Claro que, alcançar mais pessoas e com isso escalar os ganhos, também são motivos que nos impulsionam.

 

Mas a oportunidade de construir um negócio que é a sua cara, fazendo aquilo que você ama, escolhendo seus próprios horários e rotina de trabalho, conseguindo assim conciliar uma vida pessoal com mais qualidade - a tal liberdade - é um motivo que, creio eu, quebra as barreiras de nicho e área de atuação e nos une todos em um propósito:

 

Sair do Status Quo, viver com mais liberdade.

Cuidado com o Grinch! Ele é o ladrão de sonhos

Sonho não é uma imagem toda colorida, cheia de estrelinhas e purpurina.

 

Não é fantasia muito menos imaginação. Sonho é aquilo que você tem vontade de fazer e às vezes guarda lá no íntimo.

 

Talvez seja um sonho antigo que nasceu com uma sementinha lá na infância ou um sonho novo, ganho da maturidade que você adquiriu com os anos.

 

Pode ser um carro, uma viagem ou simplesmente uma bela semana de descanso, se desconectando para recarregar, afinal, vivemos em uma sociedade extremamente conectada e dependente de recursos tecnológicos.

 

E acrescente um ‘plus’ a isso se você tem um negócio digital, hehe.

 

2 jeitos de lidar com a mudança

Como lidar com a mudança?

 

Essa talvez seja a pergunta de ouro que nós nem percebemos. Pois nessa caminhada dentro empreendedorismo digital o que mais queremos é mudança, não é?

 

Mas e quando ela acontece? Estamos preparados para lidar com isso?

 

Mudar é preciso, conversamos sobre isso há algum tempo. Só que algumas mudanças, definitivamente não estão sob nosso domínio. Acontece.

 

Você está preparado para lidar com isso? Ou talvez já esteja lidando e nem mesmo tenha percebido?

O ponto de vista de uma imigrante sobre o Sonho Americano

Esbarrei nessa matéria aqui navegando esses dias e não pude deixar de ter alguns pensamentos.

 

Há 17 anos, quando vim para os Estados Unidos empreender não estava exatamente na minha lista principal de objetivos.

 

Eu estava iniciando a vida adulta e minha principal motivação era fazer isso ao lado do homem que eu amava.

 

Sair do país, viajar de avião, administrar meu próprio dinheiro e a adaptação cultural foram apenas alguns dos desafios que enfrentei pela primeira vez - uns pela mudança, outros porque fazia parte da nova fase que estava vivendo, mesmo.

3 fundamentos essenciais para formar um time altamente motivado

Trabalhei por 15 anos em RH de empresas grandes e um dos meus papéis era recrutar profissionais e formar times de alta performance.

 

Durante esse período uma coisa era certa, todo gestor queria muito acertar e colher a grata experiência de conviver e receber os frutos de ter um time de talento.

 

Posso te dizer que vi equipes se formarem e alcançarem níveis de excelência no que faziam, mas também vi gestores com dificuldades, dentre elas, a de lidar com profissionais desmotivados.

 

Quando começamos a falar sobre motivação é importante entender um elemento a respeito disso, estamos falando de uma porta que se abre de DENTRO para fora. Motivação é ter um motivo que leva, que impulsiona a ação, um motivo que leva um indivíduo a agir, a fazer acontecer.

 

E ter uma equipe motivada parte de dois princípios básicos: autoconhecimento e conhecimento. Autoconhecimento para entender o gestor somos - nossas fortalezas, mas também nossas oportunidades de desenvolvimento.

3 lembretes para se proteger de ataques cibernéticos

Final de ano chegando… Todo mundo se preparando para as festas os tradicionais objetivos do novo ano.

 

A energia positiva da maioria das pessoas costuma subir nessa época, juntamente com aquela crença (nem sempre acompanhada de ação) de que o próximo, será o ano da virada.

 

Essa movimentação e até mesmo a expectativa, são coisas boas, que nos movem.

 

Mas, e se der tudo errado? Você tem por aí um plano B? Seus objetivos para 2018 estão pautados em planejamento mais do que em euforia?

 

E, pior ainda, se algo totalmente inesperado e muito específico der errado, você está preparado para enfrentar?

Como passar a mensagem certa para sua audiência com sua imagem pessoal

No mundo digital sabemos que precisamos passar nossa mensagem, ou a principal mensagem em poucos segundos dentro de um vídeo por exemplo, para não corrermos o risco de perder nossa audiência.

 

Por mais que você tenha consciência de que o seu curso é maravilhoso e que tem enorme potencial para transformar a vida das pessoas, você precisa também conseguir fazer as pessoas saberem disso.

 

É preciso conseguir passar essa informação em pouco tempo, nos primeiros segundos, para não correr o risco de perder seu potencial cliente e ele perder a chance de mudar de vida.

 

Competitividade não é sobre vencer

É sobre o que então?

 

Lembra da frase “o importante é competir”? É mais um daqueles tradicionais ensinamentos que ouvimos durante toda a infância, mas sobre o qual nem sempre fomos ensinados a pensar direito.

 

E que ainda assim, é natural passarmos adiante, especialmente para os filhos.

 

Mas o que isso significa de fato? Porque competir, e porque isso pode ser importante?

 

Práticas exemplares de liderança

Você costuma pensar em liderança?

 

É interessante como essa palavra nos remete instantaneamente a ideia de um chefe, alguém notoriamente dominante em uma empresa ou comunidade, não é?

 

Mas a verdade é que, de certa forma, todos temos um líder dentro de nós, esperando para ser desenvolvido.

 

E se você está engajado no objetivo de ter um negócio online escalável a longo prazo precisa começar a desenvolver o líder que há em você.

 

Se você está só começando ou ainda não possui colaboradores, talvez se pergunte: Mas Pri, em meio a tantas coisas que preciso desenvolver, a liderança é mesmo necessária nesse momento?

Como saber a hora de MUDAR?

Gosto de pensar que empreender é a arte de transformar a vida de pessoas, inovando e ganhando dinheiro enquanto se faz isso.

 

Definitivamente, não é uma tarefa fácil. E menos fácil ainda é empreender no mundo digital, especialmente no Brasil de hoje.

 

É inegável que a cultura de comprar virtualmente já é uma realidade brasileira, mas trabalhar com isso ainda pode despertar a desconfiança de familiares, amigos e colegas profissionais.

 

É a tal solidão empreendedora que alguns gostam de chamar, mas penso que vai muito além disso.

 

Desbravar esse novo mercado, significa fazer história, descobrir-se como empreendedor, e ditar o que será feito no futuro, dentro do mundo digital e dentro do seu segmento.

Ambição não é uma palavra suja

Diferente da cultura americana, onde ambição é uma qualidade considerada digna e importante, no Brasil existe o hábito errôneo de confundir ambição com ganância.

 

De modo bem simples, ganância está mais para sede de poder e dinheiro, custe o que custar.

 

Já ambição diz respeito ao desejo e trabalho para chegar ao próximo nível. Não importa em qual setor de sua vida.

 

Dito dessa forma, você consegue imaginar um negócio bem sucedido, sem um empreendedor ambicioso em sua liderança?

3 formas simples de evitar distrações e se manter em ação

Seguindo a linha das dicas simples e fáceis de implementar – que você pode começar imediatamente por sinal – é hora de falar sobre a importância de se manter em ação.

 

Executar (com planejamento adequado) é a melhor estratégia que existe, em qualquer setor do seu negócio, mas especialmente, do seu dia a dia.

 

Aquelas pequenas tarefas, que como passos, ao acontecerem uma após a outra vão tomando forma dos objetivos que você deseja alcançar.

 

O nada pequeno detalhe é: alcançar um nível de maestria nessa execução.

Influenciando pessoas no mercado digital

Você já leu o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas do Dale Carnegie?

 

Se ainda não, recomendo que o coloque como próximo da sua lista urgentemente!

 

Além de ser um conteúdo imprescindível para qualquer empreendedor ou pessoa pública, os ensinamentos de Dale fazem toda a diferença também dentro do nosso mundo e mercado digital.

 

Não quero transformar esse texto em uma resenha e muito menos em um resumo de todas as coisas importantes que você pode encontrar nesse livro.

 

Mas sem dúvida, a maneira como ele aborda a arte de influenciar pessoas vai de encontro com uma pauta pertinente para quem produz cursos online: conhecer o outro e colocá-lo em evidência.