Ambição não é uma palavra suja

Ambição não é uma palavra suja

Você se considera uma pessoa ambiciosa?

 

Eu espero que sim! Mas se tiver alguma dúvida, você pode fazer esse teste da ambição, para entender melhor em que ponto se encontra.

 

Diferente da cultura americana, onde ambição é uma qualidade considerada digna e importante, no Brasil existe o hábito errôneo de confundir ambição com ganância.

 

De modo bem simples, ganância está mais para sede de poder e dinheiro, custe o que custar.

 

Já ambição diz respeito ao desejo e trabalho para chegar ao próximo nível. Não importa em qual setor de sua vida.

 

Dito dessa forma, você consegue imaginar um negócio bem sucedido, sem um empreendedor ambicioso em sua liderança?

 

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, e no mundo do empreendedorismo, isso não é o bastante.

 

Definitivamente, há de se ter planejamento e execução para atingir diferentes objetivos, em outras palavras, se deixar guiar pela ambição.

 

A ambição não necessariamente quer dizer ter mais dinheiro. Qualquer objetivo e ação para alcança-lo já representam uma atitude ambiciosa, ainda que seja apenas começar uma nova atividade física, ou se alimentar de maneira mais saudável, por exemplo.

 

Percebe que para conquistar esses hábitos é necessário um mínimo de esforço e auto controle, e que, uma vez conquistados, os benefícios de cada um levarão a pessoa a uma nova etapa e a conquista de mais qualidade de vida?

 

Ser ambicioso é uma necessidade básica do ser humano, e característica fundamental do empreendedor digital.

Por isso, se você faz parte do grupo que considera a ambição um pecado ou tabu, passou da hora de mudar isso!

 

Vou reforçar: a ambição, quando equilibrada, impulsiona as pessoas a fazer mais e melhor. Para si mesmas, mas também para os demais que estão a sua volta.

 

Pois ser ambicioso, mais do que desejo, requer muita ação, baseada em princípios éticos e morais saudáveis. São esses fatores que diferenciam definitivamente a pessoa ambiciosa, daquela que é apenas gananciosa.

priscila-hinkle-ambiçao.jpg

“Os grandes empreendedores certamente são ambiciosos, desejam ir além, desejam alcançar um padrão de vida melhor, desejam produzir, ganhar, mas dão sua contrapartida humana quando buscam estudar, dividem seu saber com seus colaboradores (sem eles as empresas morrem), desejam estar e viver melhor”.

 

Essas são palavras da psicóloga Maria Angélica Hartmann Gräff, que ilustram perfeitamente a mensagem que quero te passar aqui hoje.

 

Grandes campeões são ambiciosos. Há muitos anos, Bill Gates tinha a ambição de colocar um computador na casa de cada pessoa.

 

Parece um tanto simplório agora, porém, para a época, esse era um objetivo não apenas ambicioso, mas extremamente audacioso. E em um balanço geral, podemos dizer que funcionou.

 

Atletas são ótimos exemplos de pessoas ambiciosas, e se você pensar no seu ídolo, aquela pessoa que você admira, e de quem você tira inspiração para seguir, tenho certeza de que ele ou ela também é ou foi ambiciosa.

 

Gandhi disse certa vez que, nas batalhas da vida, o primeiro grande passo é a vontade de vencer. E é esse impulso que nos torna ambiciosos.

 

Ou talvez, seja ele a própria ambição.

 

Espero que essa reflexão te convença a entrar definitivamente para o time de empreendedores ambiciosos do Brasil, e para brindar isso, anote aí, algumas dicas básicas que vão te ajudar a seguir com essa nova mentalidade, sem cair no abismo triste da ganância.

 

Desfrute de seus êxitos. Mas não fique obcecado por eles.

“É importante aproveitar as coisas que você fez certo, mas saiba que se gabar de suas conquistas pode fazer com que você seja menos propenso a alcançar outro objetivo. Quando o sucesso é certo, prazeroso e compensador, quase sempre temos medo de nos aventurar novamente e falhar”.

 

Pense no fracasso como um processo de eliminação.

“Michael Jordan e Kobe Bryant marcaram recordes múltiplos de pontuação no basquete. O que você não deve saber, entretanto, é que eles também são os líderes de todos os tempos com o maior número de lançamentos perdidos no NBA. Quando se tenta muitas coisas, naturalmente se fracassa. Não tenha medo de cometer erros ou de não alcançar um objetivo. O fracasso só será permanente se você parar de tentar”.

 

Foque no que você pode ganhar, ao invés do que pode perder.

“Ter dúvidas ou ansiedades pode fazer com que você não tome atitudes. Quando você tem medo de errar, pode não querer agir para, simplesmente, estar ‘seguro’. Não agir não te levará para onde precisa chegar”.

 

(essas dicas foram retiradas do site WikiHow e você pode ler a matéria completa aqui) =)

 

Isso é tudo por hoje, e se você já é um ambicioso praticante, ou pretende aderir isso agora de uma vez por todas, quero te convidar para participar comigo do próximo Workshop da Academia de Cursos Online que está chegando!

 

 

Após sua inscrição, vou lhe enviar um novo material, no qual o desenho da Academia de Cursos Online foi baseado – o Guia da Maturidade Acelerada.

 

Conhecer esses passos te dará uma nova perspectiva sobre como agir dentro do seu negócio digital hoje, aí no Brasil, uma visão ambiciosa, prática e possível, para quem estiver preparado para atingir o próximo nível em seus negócios! 😉

 

Abraços,

Priscila



Como saber a hora de MUDAR?

Como saber a hora de MUDAR?

3 formas simples de evitar distrações e se manter em ação

3 formas simples de evitar distrações e se manter em ação