3 características que sua plataforma de membros deve ter

3 características que sua plataforma de membros deve ter

Em qual área de membros devo colocar meu curso online?

 

Essa é uma pergunta que ouço com frequência dos meus alunos.

 

E se você está pensando em construir seu próprio curso, não tem jeito, também vai precisar de uma.

 

Área ou plataforma de membros é o espaço virtual onde você insere todos os conteúdos do seu curso - aulas gravadas, áudios e materiais de apoio.

 

Existem outras formas de entregar um curso digital, mas a longo prazo e para quem quer escalar o negócio, essas outras formas acabam se transformando em um empecilho, pois por não serem específicas para isso, não permitem automações.

 

A automação é o que possibilita escalarmos tão bem nosso negócio na internet, e ela está presente tanto na hora de prospectar e adquirir clientes, quanto na hora da entrega.

 

Por isso fica praticamente impossível entregar um curso inteiro através do facebook, e-mail ou instagram, por exemplo (sim, tem gente entregando mini curso pelo instagram, uma ideia muito criativa).

 

Redes sociais e e-mail podem ser muito útil para você entregar a versão beta dos seus cursos [já anote essa dica] porém, uma vez que você já tenha validado seu produto dessa maneira, é necessário escolher uma plataforma para inserir a primeira versão final do seu curso.

 

Existem tantas opções de plataformas de área de membros hoje, que realmente, pode bater uma indecisão na hora de escolher.

 

Sua escolha na verdade, vai depender do que você está priorizando no momento e do seu modelo de negócio.

 

Talvez você decida pelo preço, pela facilidade em manusear as funcionalidades ou outro motivo que seja importante a seu ver.

 

Independente disso, existem 3 coisas que é importantíssimo que sua plataforma de membros ofereça.

 

Confira quais são logo abaixo - se estiver em dúvidas por aí, saber disso pode fazer você tirar o pé do freio ;)

BRASIL_Pinterest_4 (1).jpg

 

1. Suporte

 

Observe como funciona o sistema de suporte das plataformas que estiver pesquisando. Isso vale para o suporte que dão a você, mas principalmente, pelo suporte que dão ao seu cliente.

 

Dependendo do seu nicho é possível que você tenha alunos que não estão tão inseridos no contexto do mercado digital e que, por isso mesmo, tenham dificuldades tecnológicas.

 

Se você ainda não possui uma equipe para lidar com suporte e atendimento ao cliente, é indispensável que a sua área de membros forneça isso.

 

Dessa maneira, sempre que dificuldades técnicas surgirem, você pode encaminhar o endereço de e-mail deles para seu aluno e eles auxiliam no que for necessário.

 

Parece uma coisa bem simples, mas acredite, na medida em que você for aumentando suas vendas, a demanda de dificuldades técnicas também aumenta e pode tomar um espaço muito grande do seu dia e produtividade.

 

Ter esse respaldo da plataforma de membros, especialmente no início, pode fazer uma grande diferença.


 

2. Integração

 

A automação possibilita escalar, a integração possibilita as automações.

 

Existem áreas de membros gratuitas - algumas que já estão há anos no mercado, mas que foram construídas pensadas para o ensino formal e outras que estão começando.

 

Optar por não investir nisso no momento, pode parecer interessante, mas geralmente, plataformas com baixo custo não possuem tantas parcerias e talvez por isso, nem sempre ofereçam integrações necessárias.

 

Integração, caso você tenha dúvidas, é quando conectamos duas plataformas ou ferramentas diferentes, para otimizar uma ação.

 

Por exemplo, é importante que sua área de membros esteja integrada com a sua plataforma de pagamentos. Assim, quando a pessoa comprar seu curso, já recebe o acesso automaticamente para o conteúdo.

 

É importante também, que assim que entrar para o curso, o e-mail da pessoa seja inserido em uma lista exclusiva, onde você possa construir um funil de relacionamento para manter seus alunos motivados.

 

Essa inserção automática geralmente acontece por meio da integração área de membros + plataforma de e-mail (exceto quando a área de membros já fornece serviço de e-mail marketing).

 

Existem diversas possibilidades e necessidades de integração dentro da entrega de um curso online, por isso, avalie bem quais são as oferecidas dentro das plataformas que está pesquisando, antes de tomar sua decisão final.

 

Essas são as duas coisas indispensáveis que você precisa analisar. Mas, existe um terceiro fator de peso, que costuma deixar muita gente na dúvida também. São as…


3. Funcionalidades

 

Parte do motivo de tantas pessoas ficarem indecisas na hora de escolher uma área de membros é justamente a quantidade de funcionalidades que estão sendo agrupadas em uma mesma ferramenta.

 

As empresas desse nicho estão cada vez mais aumentando a variedade de serviços que oferecem, no intuito de facilitar sim, mas principalmente de fidelizar seus clientes fazendo com que não seja necessário tantas integrações ou trocas de ferramenta para completar uma ação.

 

Isso é muito interessante, mas como é um comportamento recente, muitas plataformas no Brasil estão na versão beta ou nas primeiras versões dessas funcionalidades.

 

Isso significa que nem tudo funciona muito bem todo o tempo, justamente por ser uma fase de testes onde muitas modificações acontecem.

 

Dependendo do seu fluxo de vendas, isso pode ser um problema.

 

Portanto, eu recomendo que, caso opte por desempatar sua escolha através das funcionalidades extras que sua área de membros possa oferecer, verifique quais já estão implantadas oficialmente e que de fato você pretende utilizar ou que faça a diferença em sua entrega.


 

Trabalhar com uma plataforma multifuncionalidades que funcione é realmente maravilhoso - mas se isso não for possível, escolha o que for prático sem tirar valor, que te permita colocar a mão na massa e realizar suas vendas.

 

É isso que você de fato precisa para começar a rodar um curso que te permita crescer seu negócio e buscar melhorias - quem sabe até uma área personalizada e exclusiva para sua marca ;)


 

E você que já está rodando seu curso, qual área de membros escolheu? Como tomou sua decisão? Me conta lá no e-mail, vou gostar de saber.


 

Abraços,

 

Priscila



3 ações não negociáveis para fazer seu curso ser um sucesso

3 ações não negociáveis para fazer seu curso ser um sucesso

3 maneiras de se inspirar quando construir seu curso online

3 maneiras de se inspirar quando construir seu curso online