Conteúdo é mesmo rei?

Não. Conteúdo não é rei.

 

Até porque, um negócio digital está longe de ser algo que possa ser comparado a uma monarquia. Ter um negócio digital de sucesso requer muito mais do que dar atenção e foco em um ponto considerado importante – ou rei – e deixar os demais pontos ao acaso.

 

Um empreendimento sustentável começa a acontecer quando encontramos o equilíbrio em evidenciar, priorizar e executar tudo aquilo que é necessário, seja para o próprio negócio em si, seja para o público que atendemos.

 

E se você já está nessa jornada, sabe que esse “tudo aquilo” se trata de muitas coisas mesmo.

 

Entretanto, dentre todas as ferramentas disponíveis que temos para fazer as coisas acontecerem, o conteúdo é, sem dúvida, um líder entre elas.

 

Desde a captação de leads, passando pela atenção da audiência, até a conquista do cliente e finalmente, ao que você entrega dentro de seu curso, o conteúdo é a base e firmamento da comunicação.

 

Como anda a construção do seu conteúdo? Será que você está entregando qualidade, apenas quantidade, ou ainda, falando apenas o que as pessoas querem escutar – e não necessariamente aquilo que precisam?

 

No vídeo abaixo falo justamente sobre isso, e ressalto dois pontos importantes para você observar antes de escrever ou falar qualquer coisa, independente da etapa em que seu negócio se encontra nesse momento.

Quantidade x Qualidade

Há alguns meses, falei sobre como menos é mais quando se trata especificamente do conteúdo que está dentro do seu curso online.

 

Vale a pena dar uma olhada nesse texto e artigo, pois ele complementa muito bem o que estamos tratando aqui! ;)

 

Lembre-se, seus clientes pagam por resultados que eles entendem ser possível alcançar realizando o curso que você oferece.

 

Eles não pagam para se tornar especialistas ou doutores no mesmo assunto que você domina. Por isso mesmo grande quantidades de conteúdo, podem atrapalhar, e muito.

O que não significa que você deva simplesmente reduzir a esmo o que você fala ou ensina, não. Qualidade é a peça chave aqui, mas não apenas qualidade por si só, e sim, aquela capaz de conduzir quem te escuta a dois pontos fundamentais, dentro de qualquer curso – ou conteúdo – que pretende ser um sucesso.

 

Experiência

Apenas ler ou ouvir não proporcionam o aprendizado de fato. É preciso que você se preocupe em oferecer ao seu aluno/cliente uma experiência que o permita processar e aplicar o que foi ensinado.

 

Para proporcionar uma boa experiência, diversos fatores devem ser observados.

 

Por exemplo, como está disposto seu conteúdo dentro da área de membros do seu curso? Sua interface permite que ele encontre tudo de forma prática e organizada, ou é necessário gastar tempo tentando entender o que está aonde e de que forma deve ser consumido?

 

E com relação ao seu material propriamente dito, ele colabora para gerar uma experiência positiva de aprendizado? Seus vídeos são agradáveis de serem assistidos e os materiais de apoio (PDF’s ou áudios, caso utilize) possuem boa formatação, estão dentro das normas da língua, e com conteúdos sequenciais e lógicos, que não apenas informam, mas que chamam seu cliente para a ação?

 

Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer sempre, ao produzir conteúdos e especialmente os conteúdos do seu curso.


Cuidar para que aqueles que confiaram em sua palavra e compraram seu produto tenham uma experiência válida ao absorver o que você ensina é essencial.

Não só pelo respeito e zelo que você irá demonstrar com o consumidor, mas também porque leva ao segundo ponto fundamental e indispensável no que diz respeito a conteúdo e cursos online.

 

Transformação

Se não transforma, não deveria estar ali. Ensinar online é muito diferente de informar online.

 

O grande, o maior motivo para existir esse mercado digital, com tantos nichos e segmentos diferentes é a busca incansável das pessoas por uma única coisa: transformação.

 

Imagine que você está à procura de um curso que te auxilie a criar melhores campanhas de Facebook Ads.

 

Você não faz isso porque deseja se tornar um especialista em Ads. Faz porque deseja aumentar sua audiência, capturar mais leads, ter uma lista maior, aumentar sua estimativa de ROI e entregar seu produto a mais pessoas, o que significa gerar mais renda para seu negócio, mas também, atingir e transformar um maior número de pessoas com a sua criação – certo?

 

Você comprou esse curso, pois acredita que ele é uma ferramenta que te auxiliará a atingir objetivos maiores e mais grandiosos lá na frente.

 

E o seu cliente raciocina da mesma maneira quando compra o seu curso.

 

Então reflita: se você, nessa compra hipotética, se deparasse com um amontoado de informações que poderia ter conseguido ao gastar algumas horas pesquisando no Google, ficaria satisfeito? Imagine sua reação e avalie quais as condições que você entrega para proporcionar uma real e efetiva transformação na vida do seu aluno.

 

O que você pode fazer hoje, dentro do seu curso, para garantir que seu cliente tenha sua vida realmente transformada por aquilo que está recebendo?

 

Coloque-se no lugar de seu cliente, para encontrar diferentes e úteis respostas, e fique atento para mantê-lo sempre motivado e com a iniciativa de colocar-se em ação. Isso fará toda a diferença, te garanto!



Você acredita que tem produzido conteúdos que agregam EXPERIÊNCIA e TRANSFORMAÇÃO para quem os consomem? Ou ficou em dúvida sobre o que poderia acrescentar, tirar ou modificar? Compartilhe comigo nos comentários suas questões e opinião sobre o tema de hoje, ficarei muito feliz em responder!

 

Abraços e nos vemos, na próxima semana!

Priscila