Estratégias para dominar o mundo do trabalho

Estratégias para dominar o mundo do trabalho

Você quer, de fato, dominar o mundo do trabalho?

 

Se é esse seu objetivo, seja mulher ou homem, vou te contar como fazer isso, é muito fácil e simples como uma receita de bolo. Bastam três ingredientes: paixão, ambição e encontrar o seu propósito ou missão. Pronto, pode acreditar, está tudo resolvido!

 

Eu não sei você, mas ando muito cansada dessa história "encontre seu propósito", "faça o que ama", "escolha sua vida" como se fosse um passe de mágica e todos os seus sonhos estarão realizados.

 

Certamente, uma trajetória de sucesso possui esses ingredientes acima, mas existem dois pontos negativos nessa extrema responsabilização do individuo no seu sucesso profissional.

 

O primeiro, é que se basta encontrar minha paixão, ter ambição e propósito, e eu consigo chegar onde eu quiser, o fato de não alcançar esse patamar levará a uma "autocobrança" irrealista, o que afeta nossa autoestima e percepção da nossa competência, entre outros efeitos na saúde mental, que não é o foco deste artigo.

           

A grande verdade é que ninguém domina o que quer que seja sem anos de dedicação, treino, cansaço, persistência, frustração, (mas muita frustração!), até aprender o melhor caminho para se chegar onde quer.

 

É importante entender que tudo isso além de medo, insatisfação, dificuldade, insegurança não são aspectos negativos e fazem parte do processo. O segundo ponto, é que essa ideia pautada no individuo como o centro de tudo e único responsável pelo próprio sucesso, retira a importância do ambiente (ou do "mundo externo").

 

O que quero dizer com isso é que as organizações, uma rede social de apoio, parceria do cônjuge, até a estrutura da cidade em que você mora, impactam o seu sucesso profissional. No caso das mulheres, esses fatores são tão importantes quanto ter ambição, garra e seguir seu propósito.

           

Eu posso falar disso com base em pesquisas e evidências científicas e não na minha experiência de vida ou minha "jornada de heroína", pois desde 2008 me dedico a compreender o processo de desenvolvimento do talento feminino.

 

Quais as características de mulheres bem-sucedidas? Como é o seu ambiente familiar e profissional? Quais os seus valores? Como administram o seu tempo? Essas são algumas das perguntas que venho respondendo há quase dez anos.

 

Conheci mulheres incríveis nesses estudos e aprendi algumas estratégias e segredos que compartilho em minhas mentorias e cursos.

 

Mas uma coisa posso afirmar, encontrar sua paixão pode ser a base da sua motivação e essencial para enfrentar todas as barreiras que irá encontrar, mas não é suficiente, lembre-se sempre disso.

priscila-hinkle-liderança.jpg

 

Então, após essa reflexão, vamos às dicas! Apresento três que considero um ótimo "start" para uma carreira de sucesso e "dominar o mundo do trabalho":

 

Dica 1

 

Se você encontrou sua paixão, parabéns, mas busque sempre aprofundar seus conhecimentos e se atualizar.

 

Assim, será possível sair da média e fazer a diferença, mas isso não acontece da noite para o dia e são necessários alguns anos (ou décadas!) de dedicação! Não se satisfaça com conhecimentos superficiais, dicas de blogs, ou grupos no Facebook.

 

Explore o Google Scholar, entre em sites de instituições renomadas, veja o que empresas internacionais estão falando e fazendo na sua área.

 

Hoje temos a tecnologia a nosso favor, podemos pesquisar sites japoneses em português, visitar ruas, lojas, museus online, fazer reuniões por skype e até participar de congressos sem sair de casa.

 

O mundo ficou pequeno, vamos aproveitar!

 

Dica 2

 

A presença de relacionamentos significativos enriquece um processo de desenvolvimento de talentos e sucesso profissional.

 

Observe que não estou falando de relacionamentos amorosos, mas de relacionamentos que você considere importante, geralmente são funcionais, de parceria e aprendizagem.

 

A maioria das mulheres em posições de poder, ou que alcançaram o topo de suas carreiras, relatam a presença e apoio de uma pessoa significativa na sua trajetória, muitas mencionam o apoio materno, outras a parceria do cônjuge, outras um mentor.

 

Não queira ser a heroína solitária, por mais que você aprecia seus momentos de solidão (e acredite, eles são muito importantes!), procure encontrar um relacionamento que te nutre, seja no ambiente profissional, entre amigos, família, ou até com o próprio cônjuge.

 

Dica 3

 

Faça a sua história, ouça o seu "chamado", siga a sua missão, mas não deixe que isso te "cegue" ao ponto de esquecer outras dimensões da sua vida.

 

Você não exerce apenas UM papel na sociedade. Além de profissional, você é filha, irmã, amiga, vizinha....

 

Muitas mulheres bem-sucedidas apresentam um sentimento de arrependimento por ter deixado de lado algo (ou alguém) em prol do seu sucesso. Será que teria sido diferente? Ao final, valeu a pena todo o sacrifício?

 

Se conectar com seus valores, com o que é mais valioso para você, pode ser um caminho promissor e fará com que suas escolhas não te levem a um caminho que não pretendia seguir.

 

Por hoje é isso! Grande abraço,

 

Renata Muniz 



Você é uma fraude?

Você é uma fraude?

Duas formas de dizer NÃO a negatividade

Duas formas de dizer NÃO a negatividade