Quer um curso de sucesso? Siga um processo!

Quer um curso de sucesso? Siga um processo!

Você não está aqui por acaso. É pouco provável que queira criar ou tenha criado um curso online apenas pelo retorno financeiro.

 

Ter seu próprio negócio, fazer os próprios horários, ter mais tempo para estar com a família e desenvolver outros tipos de atividades e interesses que normalmente não temos possibilidade quando somos subordinados a uma empresa ou instituição, são alguns dos motivos que levam as pessoas a empreender, especialmente digitalmente.

 

Mas nada disso acontece em um passe de mágica.

 

Independente de suas motivações, incluindo o retorno financeiro que é muito importante, é preciso ter em mente a necessidade de agir com estratégia em todos os momentos desde a criação até a implementação de seu curso, para que você possa obter não só sucesso, mas um sucesso sustentável e escalável.

 

Em outras palavras, se você quer criar um curso de sucesso, precisa seguir um processo.


Estabelecer e seguir processos será o mandamento de ouro durante toda a vida do seu empreendimento.

Quando paramos para pensar, criar e lançar um curso, manter relacionamento com os clientes, expandir a atuação de sua marca, etc., nada mais são do que... processos, processos, processos!

 

Eles são a alma do negócio!

 

Mas, hoje, quero falar especificamente sobre o processo de criar e implementar um curso online. Então, assista ao vídeo abaixo para tirar maior proveito do conteúdo que tenho para você em seguida.

É importante fazer uma ressalva aqui.

 

Para criar um curso online é necessário ter competência naquilo que você se propõe a ensinar. Entretanto, ter competência é diferente de ter formação acadêmica, por exemplo.

 

Se você possui ampla experiência ou vivência em uma determinada área, tem capacidade de desenhar um curso que possa auxiliar outras pessoas a atingirem a mesma transformação que você conseguiu.

 

É muito comum empreendedores que desejam fazer um trabalho sério sofrerem com a síndrome do impostor devido a falta de um diploma universitário ou algum outro tipo de certificação profissional naquela área em que desejam atuar.

 

Mas, desde que o seu assunto não seja algum que mexa com a saúde mental ou física das pessoas de forma a poder causar danos, uma formação oficial não é necessária. 

 

Claro que certificações e diplomas ajudam a dar maior credibilidade, mas estão longe de serem os únicos requisitos para que você crie autoridade e construa um curso online de valor. Se for seu caso, não deixe que isso continue a te impedir de seguir em frente, ok?

 

(Fazendo uma ressalva novamente: se seu assunto for saúde mental ou física, o que estou falando aqui tem que ser considerado com maior critério dependendo do que for realmente sua ideia e área de atuação.)

 

Então vamos lá!

 

Existem quatro etapas importantes no processo básico de criar um curso online (digo básico, pois cada etapa tem seu próprio passo a passo e processo específico):

 

Conhecer:

  1. Seu público alvo;
  2. Sua concorrência e produtos similares no mercado;
  3. Seus diferenciais, que irão destacar seu curso de outros no mercado.

 

Planejar:

  1. O que você precisará para desenvolver seu curso;
  2. Quais conteúdos serão relevantes para seus alunos?
  3. Como eles serão compartilhados com seus alunos (vídeos, PDF’s, áudios, etc.)?
  4. Qual plataforma e demais recursos você irá utilizar para isso?
  5. Como será a divisão e distribuição dos conteúdos (semanal, quinzenal, etc.)?

 

Aí sim você estará preparado para mais uma etapa fundamental: Executar os planejamentos que fez anteriormente, de acordo com a sua análise do mercado e de seu cliente ideal.

 

Após a fase de pesquisas, planejamento e construção do seu curso, se inicia o próximo passo do processo:

 

 

Validar sua ideia de curso:

O processo de validação de uma ideia de curso é um fator que sempre levanta dúvidas: como fazer, com quem fazer e de que maneira fazer.

 

Existem diversas formas diferentes e igualmente eficazes para realizar a validação e sua escolha dependerá do tipo de público que atende, da área em que atua e de sua própria disponibilidade de tempo em se dedicar a isso.

 

O que não é recomendável realmente é pular essa etapa. Assim como todas as outras, ela tem um papel fundamental no sucesso e no futuro de seu curso.

 

Tiago Torres, aluno da Academia de Cursos Onlinevalidou o produto de uma forma bem interessante que vale a pena conferir.

 

 

Entregar:

  1. Criar e implantar estratégias de vendas;
  2. Executar o lançamento;
  3. Construir um bom relacionamento com os seus clientes/alunos;
  4. Monitorar a evolução de seus alunos;
  5. Colher feedback;
  6. Reavaliar os processos e estratégias que utilizou até aqui;
  7. Planejar possíveis mudanças dentro da estrutura geral, seja do seu curso, seja do negócio.

 

Claro que cada uma dessas etapas possui inúmeros detalhes a serem realizados e considerados, já falei sobre vários deles aqui no blog e aconselho você a rever esses pontos assim que tiver oportunidade.

 

Se certifique de que está fazendo o seu melhor pelo bom desempenho e sucesso de seu curso, e principalmente, pela transformação na vida das pessoas que confiarão em você e no seu produto para atingir determinados objetivos.

 

Aproveite os pontos listados nesse artigo para fazer uma checklist de como está a sua produção, e dar atenção urgente a algum deles, caso tenha deixado passar em branco.

 

Se por enquanto ainda estiver pensando em criar algo, esse é o momento excelente para listar tudo o que precisa fazer, e colocar a mão na massa. O mundo está a espera de conhecer e tirar proveito de toda a mudança que você pode e vai produzir nele!

 

Como eu disse no início do texto, você não está aqui por acaso. Está aqui porque provavelmente sabe que minha expertise é a criação de cursos online e quer descobrir como criar o melhor curso que é capaz.

 

Entretanto, desenhar e estruturar um curso de alta qualidade não é a única coisa que posso te oferecer. O fato de viver nos Estados Unidos, me permitiu ter contato com o surgimento do mercado de cursos digitais há muitos anos, e hoje, vivo a realidade de um mercado amadurecido, que utiliza e exige técnicas e estratégias que apresentam resultados fantásticos e saudáveis.

 

Algo que o mercado do Brasil dá sinal de que está pronto para receber, porém, que poucas pessoas estão realmente engajadas em executar por aí.

 

Pensando nisso, criei um workshop totalmente novo, onde vou te mostrar os paralelos entre o mercado digital americano e brasileiro, qual a relação disso com a construção e sucesso do seu curso, e principalmente, como você pode utilizar esses fatores para, juntamente com um trabalho sério e dedicado, elevar o padrão do seu curso a uma qualidade extrema, que o consumidor ainda não está habituado a receber por aí, e que justamente por isso, te dará a oportunidade de se destacar e escalar seus resultados!

 

Serão aulas com um conteúdo exclusivo que farão toda a diferença para esse momento em que você se encontra. Vou deixar o link de inscrição aqui, e te espero na primeira aula, que será liberada em breve, combinado?



Não esqueça de deixar nos comentários sua dúvida ou opinião sobre o conteúdo de hoje, e de me contar como está sendo ou como foi esse processo de criação para você.

 

E compartilhe esse artigo com seus amigos empreendedores que você sabe que também desejam potencializar seus resultados. Vamos juntos elevar o padrão e a qualidade do mercado brasileiro de cursos digitais! ;)

 

Até semana que vem! 

Priscila



Quais seus objetivos e metas para o próximo ano?

Quais seus objetivos e metas para o próximo ano?

Você está tratando os sintomas ou problemas do seu cliente?

Você está tratando os sintomas ou problemas do seu cliente?