Vender ou panfletar na internet: Qual você pratica?

Vender ou panfletar na internet: Qual você pratica?

Você com certeza deve fazer parte de vários grupos ou comunidades, no Facebook ou Instagram, certo?


 

Existem grupos específicos para vendas e trocas e também existem os grupos cujo tema principal é outro, mas onde as pessoas tem liberdade para oferecer algo.


 

Então imagine o seguinte contexto: eu sou coach e a todo momento estou sendo bombardeado de ofertas na internet.


 

Você talvez não seja coach, mas se tem um negócio digital, também passa pela mesma coisa.


 

Sempre vemos alguém vendendo um produto, serviço ou ferramenta para empreendedores digitais, coachs, assim como também vendem para relacionamento ou emagrecimento.


 

Resumindo, toda hora tem gente vendendo alguma coisa na internet para todos os públicos, beleza? É o mercado em que vivemos hoje.


 

Quando você já sabe que quer ou precisa de algo, tudo certo. Essas ofertas que vivem aparecendo te ajudam a tomar uma decisão.


 

Agora quando você não está buscando nada e alguém vem com um monte de informação e simplesmente joga dentro de um grupo no Facebook ou WhatsApp e até mesmo em postagens regulares (fora de grupos) o que acontece?


 

Essa pessoa fica parecendo um panfleto. É como se ele estivesse panfletando na rua. Só que está panfletando no mundo digital.


 

É a mesma coisa. O sentido, o significado de fazer isso é igualzinho. E o resultado, basicamente também.


 

Pense comigo: quando você está na rua, qual é a chance de você pegar um panfleto, parar, olhar e se dar conta: caramba, preciso disso!?


 

Qual a chance desse papel cheio de informação te chamar a atenção? Pois é essa mesma chance que você tem de receber atenção, se agir dessa maneira, panfletando na internet.


 

BRASIL_Pinterest_3 (15).jpg

E aí você corre outro risco, começar a panfletar verbalmente. Isso acontece quando na hora de conversar a pessoa também se expressa como em um panfleto.


 

Fica falando sempre a mesma coisa, repetindo a mesma história, usando frases prontas… Sem se preocupar em entender o que o cliente quer ou precisa de fato.


 

Isso quando não fica forçando a barra para resolver um problema que a pessoa do outro lado, de repente, nem está com urgência de resolver.


 

Vou deixar essa reflexão: quando você oferecer algo, preste atenção se está usando os argumentos certos, com lógica e no ambiente certo também.


 

Vai vender em grupos? Entenda quem são as pessoas que estão neles. Especialmente em grupos de WhatsApp, puxe conversa, descubra quais são os desafios que essas pessoas passam.


 

Como? Perguntando. Pergunte como está a carreira, os negócios dessa pessoa, o desenvolvimento pessoal, quais objetivos ela está buscando atingir nesse momento.


 

E aí sim, ofereça. Mas ofereça conversando também. Fale que você tem uma sugestão que pode fazer a pessoa conquistar esses objetivos e leve a conversa para o privado.


 

Melhor ainda, peça autorização para ligar para as pessoas que te derem um retorno e feche essas vendas individualmente.


 

Em grupos, independente da plataforma, não dá para automatizar esse processo ainda. Não dá para jogar um texto enorme lá e esperar sentado que as vendas aconteçam.



 

Tem que buscar esse resultado na conversa, no um a um, mesmo.


 

Agora quando a gente vira panfleto digital, vira panfleto verbal, ninguém quer. É chato. Porque nesse caso, você não tá conversando com uma pessoa, você tá conversando com uma multidão.


 

E ninguém quer isso. É só olhar pra gente. Lembre do contexto que falei antes. Você pega panfleto? A maioria não pega.


 

Nos grupos que você faz parte, quando alguém joga aquele monte de coisa lá dentro,só com dados e informações, geralmente começando com um IMPERDÍVEL negrito e letras maiúsculas, te chama a atenção? Talvez não também.


 

As outras pessoas funcionam da mesma forma e o seu cliente também.


 

Lembre disso toda vez que pensar em fazer ofertas em grupos por aí, independente do produto ou serviço que for oferecer.


 

E fique longe do comportamento e do papo de panfletagem, combinado?


 

Abraços,
 

Wilton Neto



4 sinais que você sofre com o medo do sucesso

4 sinais que você sofre com o medo do sucesso

Como utilizar a ansiedade a seu favor

Como utilizar a ansiedade a seu favor