Ponto de partida: 1º passo para empreender online

O comportamento dos internautas no Brasil tem sofrido muitas mudanças, não somente no consumo de conteúdo mas também na forma como acessam a internet.

 

Com novas plataformas e aplicativos no mundo online, podemos dizer que entramos em uma nova era que apresenta um universo de oportunidades e desafios aos empreendedores digitais.

 

Hoje é possível afirmar que quase metade da audiência do mercado digital brasileiro consome conteúdo online por pelo menos dois dispositivos diferentes.

 

Segundo o relatório Brazil Digital Future in Focus da ComScore podemos afirmar também que a quantidade de produtos digitais oferecidos na internet triplicou nos dois últimos anos. 

 

E é por esses motivos que você já deve ter escutado que o mercado digital está saturado.

 

Esse é um outro assunto muito polêmico e tem suas controvérsias, no entanto não é o nosso tema de hoje. Mas podemos concluir por esses dados que vender algo pela internet, apesar de ser uma ótima oportunidade, também é muito desafiador.

 

Formatos e modelos de negócios online

Existem alguns aspectos a serem analisados antes de lançar um produto na internet. Ter em mente qual tipo modelo do seu negócio e em qual formato deseja entregá-lo deixa de ser um passo e passa a ser uma obrigação.

 

Essa definição de modelo de negócio e formato de entrega deve anteceder quaisquer ações para que você construa um negócio de verdade e não somente lançamentos de produtos. 

 

Muitas pessoas têm se equivocado nesse aspecto, imaginando que para empreender online basta definir público alvo e produto, dar um nome ao produto, e planejar um lançamento.


Mas no mercado exigente que nos encontramos hoje, um planejamento para definição de negócio é o passo zero e o nome do seu produto torna-se apenas um detalhe estratégico.

Portanto, inúmeros aspectos e definições devem estar estabelecidas antes de dar o 1º passo. Então se questione:

  • Qual modelo de negócio quero seguir?
  • Qual será o formato do meu produto ou serviço?
  • De que forma vou entrega-lo ao meu cliente?


Análise de Mercado

A análise de mercado consumidor e competitivo é outra obrigação.

 

É preciso entender o que está sendo oferecido no mercado, quem são seus concorrentes, como eles atuam, quais seus pontos fortes e fracos, a quais necessidades não estão atendendo ou onde estão deixando a desejar e, finalmente, conhecer a fundo a quem você quer vender seu produto.

 

Para estabelecer os demais passos e ter os resultados que deseja, cada uma dessas atividades será importante para confirmar que a ideia para seu produto ou serviço é válida e que você está no caminho certo.

 

Saber construir uma oferta irresistível, que fale tão diretamente com seu público que vender se torna apenas um detalhe, será um fruto desse trabalho bem feito de análise. 

 

Falar a linguagem do seu prospecto e entender quais os problemas ou dores dele é tão importante quanto entregar um produto ou serviço de qualidade, pois se você sabe se comunicar com seu cliente, fazer a oferta fica fácil.

 

Por outro lado, conhecer bem seus concorrentes também deve ter prioridade no seu plano de ação, pois entender bem os produtos semelhantes aos seus, suas propostas, e os erros e acertos de cada um trará mais clareza ao definir seus diferenciais — diferenciais estes que resultarão em produtos melhores, quem sabe até capazes de mudar o rumo do seu mercado, e mais vendas.

 

Como funciona o investimento no mercado digital

Um grande veículo publicitário hoje são as redes sociais. As pessoas as usam tanto para se entreterem como para se qualificarem enquanto especialistas e profissionais.

 

É muito comum nos depararmos com banners publicitários em páginas do Google, além de anúncios no Facebook e Instagram. E isso não acontece por acaso. Estes são os meios mais usados para divulgação de novos produtos digitais.

 

Contudo, essa divulgação toda tem um preço. O verdadeiro empreendedor digital não a enxerga como um “custo” ou “despesa,” e sim como um investimento necessário para lançar e colocar um produto digital no mercado com sucesso.

 

É claro que os valores são distintos e definidos de acordo com o seu objetivo — pode-se investir de R$5,00 a R$5 mil por dia, a diferença está no tamanho do seu bolso e do retorno que busca.

 

No entanto, embora a questão do investimento em marketing seja primordial, ele ainda não é o 1º passo para alguém empreender no mercado digital.

 

1º Passo: Proposta de Valor

São as duas palavras mágicas que resumem o primeiro passo para empreender online. Mas não se engane, não vamos falar de cifrões.

 

Antes de se aprofundar nesse assunto responda duas perguntas:

 

  • Qual a razão da existência do seu produto/serviço?
  • Qual o valor real do que está entregando ao seu cliente?

 

Suas respostas vão te ajudar a compreender a importância desse 1º passo.

 

Neste processo, se questione também a respeito da transformação que seu produto ou serviço vai proporcionar às pessoas que o adquirirem. É a partir do significado dessa transformação que as pessoas enxergarão o potencial da sua ideia.

 

Eu tenho certeza que há uma boa explicação para que você tenha escolhido trabalhar com “esse” nicho. Então explore isso e defina qual o verdadeiro propósito do seu curso, produto ou serviço.


Por mais que muitos pensem que vender um curso ou produto digital se resume em passar conteúdo ou conhecimento, o que as pessoas buscam na verdade é transformação.

"Transformação" tem se tornado uma palavra tão popular que está beirando o título de clichê, mas oferecer uma transformação verdadeira para seu cliente requer:

  1. Comprometimento
  2. Qualidade

 

Então, não estamos sendo apenas “românticos profissionais.” Ambos são ingredientes críticos para uma fundação sólida de todo negócio de sucesso a curto, médio e longo prazo — além de eliminarem, ou pelo menos reduzirem drasticamente, desafios como reclamações, devoluções, reembolso e muitos outros contratempos provenientes da insatisfação do cliente.

 

Combinar uma Proposta de Valor séria + Planejamento estratégico, antes de sair comprando a ideia de que basta jogar uma página de captura na Internet e colocar conteúdos numa plataforma de membros para se ficar rico em sete dias como tantos fazem (e depois ainda se perguntam porquê não deu certo), te ajudará a criar um negócio de verdade do qual pode realmente viver e bancar seus sonhos, e fará com que o seu sucesso seja um resultado natural do seu trabalho.

 

Aqueles que dizem que empreender online é a oportunidade do momento estão certos. E é por isso que eu faço o que faço. Mas a verdade é que ter sucesso no mercado digital, assim como no mundo offline, não é nada fácil.



E com tantos pontos a serem analisados e inúmeras providências a serem tomadas, saber como evitar tropeços e poder aprender atalhos seguros com quem já trilhou o caminho das pedras se torna imprescindível.

 

Se você está nesta jornada e quer receber mais dicas que podem adiantar e facilitar seu trabalho, curta minha página no Facebook, inscreva-se no meu canal do Youtube e me siga no Instagram!

 

Abraços,

Priscila