Práticas exemplares de liderança

Práticas exemplares de liderança

Você costuma pensar em liderança?

 

É interessante como essa palavra nos remete instantaneamente a ideia de um chefe, alguém notoriamente dominante em uma empresa ou comunidade, não é?

 

Mas a verdade é que, de certa forma, todos temos um líder dentro de nós, esperando para ser desenvolvido.

 

E se você está engajado no objetivo de ter um negócio online escalável a longo prazo precisa começar a desenvolver o líder que há em você.

 

Se você está só começando ou ainda não possui colaboradores, talvez se pergunte:

Mas Pri, em meio a tantas coisas que preciso desenvolver, a liderança é mesmo necessária nesse momento?

 

E eu te digo que com toda certeza!

 

Liderança é ação, atitude. E se você não começar a dar os passos em direção a isso, jamais chegará lá. Afinal de contas, parado, ninguém se move, certo? Rsrs.

 

Por isso meu conselho é: mesmo que agora você seja “apenas” uma EUquipe, comece a ler e se envolver mais com o assunto.

 

Ainda que seja para aprender a ser líder de si mesmo - o que é indispensável.

 

Lembre-se que estar a frente de um negócio e de um curso online requer liderar seus alunos e clientes até a transformação que desejam alcançar - mesmo que enquanto empresa você atue sozinho.

 

E quem não tem a postura e as atitudes de um líder, dificilmente transmitirá a confiança necessária para fazer uma pessoa colocar a mão no bolso, ou ainda, se engajar em finalizar e aplicar o curso.

 

Portanto, lidere-se enquanto se prepara para liderar o mundo. ;)

 

Barry Posner e James Kouzes realizaram durante anos um estudo acerca da Liderança e concluíram que, independente do tipo de líder ou liderados, existem 5 práticas exemplares, comuns a todos líderes.

 

Para te ajudar a entrar no clima, separei duas dessas práticas exemplares de liderança, que você já pode começar a aplicar em seu dia a dia, e que farão a diferença para o momento que está vivendo.

lideranca-exemplar-priscila-hinkle.jpg

 

Saiba onde quer chegar

 

Um bom líder sabe exatamente onde quer ir e porque. Se você começou a empreender apenas por curiosidade ou passatempo, está na hora de rever seus conceitos e entender de fato onde você quer e onde pode chegar.

 

É necessário traçar metas claras, objetivas e realistas para o seu negócio, para que você desenhe os melhores caminhos para chegar até lá.

 

Assim, quando for montar sua equipe, ou mesmo contratar colaboradores temporários, você terá confiança e naturalidade para mostrar por onde eles devem ir.

 

Definir um caminho e conduzir o percurso é função de um líder e uma função que você pode (e DEVE) começar a exercer agora mesmo.


 

Inspirar pessoas

 

Quem inspira pessoas a sua volta, nunca está sozinho em seus objetivos.

 

Mas inspirar se trata muito mais do que apenas fazer uma pessoa ter desejo de realizar algo. Se trata também de atrair para si pessoas com as mesmas visões ou objetivos.

 

Dentro de uma organização, o líder que inspira faz com que seus liderados não apenas executem tarefas e alcancem metas.


O verdadeiro líder faz com que pessoas queiram executar tarefas e alcançar objetivos.

Pois elas enxergam a sua frente alguém que soube escolher o caminho a seguir e querem dividir sua trajetória com ela.

 

E, novamente, dentro de um negócio estruturado em cursos online, mais do que liderar sua própria equipe, você precisa liderar também seus alunos.

 

Ainda que seu curso nada tenha a ver com desenvolvimento pessoal ou melhoria de vida. Você pode simplesmente ensinar a utilizar o Excel com maestria, por exemplo.

 

É seu papel fazer com que seus clientes entendam que de fato o Excel possui recursos que irão facilitar a jornada de trabalho ou mesmo de organização financeira e pessoal, e inspirá-los a realmente incorporar a ferramenta como parte do seu dia a dia.

 

Percebe como mesmo nas coisas mais práticas e racionais é necessário inspirar outros, para fazer acontecer?

 

Uma vez que você comece uma turma beta, a primeira versão de seu curso, você perceberá na prática a importância de liderar e como fazer isso de maneira inspiradora fará toda a diferença nos resultados, seus e de seus alunos.

 

Temos que, enquanto empreendedores digitais - definitivamente - exercer o papel de um líder ou não? Me conte depois sua opinião.

 

Existem ainda três outras práticas exemplares de liderança:

  • Encarar e buscar novos desafios

  • Capacitar as pessoas envolvidas em nosso projeto

  • Motivar constantemente

 

E cada uma dessas práticas pode muito bem ser aplicada também dentro do seu negócio digital.

 

Reforço: busque se informar mais sobre elas, e ler materiais sobre liderança, para dar luz a uma nova perspectiva sobre toda a importância do trabalho que você está desenvolvendo.

 

E quem sabe, em uma próxima oportunidade, te conto um pouco mais sobre isso, a partir do meu ponto de vista e experiência liderando pessoas dentro do mercado online? ;)

 

Obrigada por ficar comigo até aqui, e não esqueça de compartilhar aqui com a gente suas impressões sobre esse tema, combinado?

 

Abraços,

Priscila



Competitividade não é sobre vencer

Competitividade não é sobre vencer

Como saber a hora de MUDAR?

Como saber a hora de MUDAR?