All in Liderança

3 fundamentos essenciais para formar um time altamente motivado

Trabalhei por 15 anos em RH de empresas grandes e um dos meus papéis era recrutar profissionais e formar times de alta performance.

 

Durante esse período uma coisa era certa, todo gestor queria muito acertar e colher a grata experiência de conviver e receber os frutos de ter um time de talento.

 

Posso te dizer que vi equipes se formarem e alcançarem níveis de excelência no que faziam, mas também vi gestores com dificuldades, dentre elas, a de lidar com profissionais desmotivados.

 

Quando começamos a falar sobre motivação é importante entender um elemento a respeito disso, estamos falando de uma porta que se abre de DENTRO para fora. Motivação é ter um motivo que leva, que impulsiona a ação, um motivo que leva um indivíduo a agir, a fazer acontecer.

 

E ter uma equipe motivada parte de dois princípios básicos: autoconhecimento e conhecimento. Autoconhecimento para entender o gestor somos - nossas fortalezas, mas também nossas oportunidades de desenvolvimento.

Competitividade não é sobre vencer

É sobre o que então?

 

Lembra da frase “o importante é competir”? É mais um daqueles tradicionais ensinamentos que ouvimos durante toda a infância, mas sobre o qual nem sempre fomos ensinados a pensar direito.

 

E que ainda assim, é natural passarmos adiante, especialmente para os filhos.

 

Mas o que isso significa de fato? Porque competir, e porque isso pode ser importante?

 

Práticas exemplares de liderança

Você costuma pensar em liderança?

 

É interessante como essa palavra nos remete instantaneamente a ideia de um chefe, alguém notoriamente dominante em uma empresa ou comunidade, não é?

 

Mas a verdade é que, de certa forma, todos temos um líder dentro de nós, esperando para ser desenvolvido.

 

E se você está engajado no objetivo de ter um negócio online escalável a longo prazo precisa começar a desenvolver o líder que há em você.

 

Se você está só começando ou ainda não possui colaboradores, talvez se pergunte: Mas Pri, em meio a tantas coisas que preciso desenvolver, a liderança é mesmo necessária nesse momento?